terça-feira, 14 de setembro de 2010

Release do Espetáculo Samba no Colégio no SESC Londrina

Centenário de Noel Rosa no SESC

A comemoração do centenário de nascimento do compositor Noel Rosa ganha destaque na Semana Literária do SESC Londrina, com a apresentação do espetáculo Samba no Colégio pelo grupo musical Entretantas. O espetáculo, que tem um tempero didático, acontece nesta quinta-feira (16), às 19h30, na Rua Fernando de Noronha. O grupo canta músicas do repertório do poeta da Vila, entremeadas de comentários sobre a vida e a obra de Noel Rosa, para informar e formar novos amantes do samba.

Samba no Colégio faz parte do projeto Menestréis de Noel, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic, que homenageia Noel Rosa, ícone da música brasileira, cuja criação influencia continuamente o samba e o cenário poético-musical. Outras apresentações estão previstas para acontecer na Concha Acústica e no Colégio Vicente Rijo. O nome do espetáculo é uma brincadeira que contradiz o próprio Noel Rosa em sua letra que diz: “ninguém aprende samba no colégio”.

O grupo Entretantas é formado por Bete Frigeri (violão, cavaquinho, voz), Márcia Nester (voz), Maria Irene (voz), Mauren Picelli (percussão e voz), Regina Reis (violão, percussão e voz) e Sílvia Borba (voz). Nesse espetáculo elas interpretam sambas como “Com que roupa”, “Conversa de botequim”, “Provei”, “Feitio de Oração” e “Pastorinhas”.

Além da apresentação didática do grupo Entretantas, o Projeto está reunindo sambistas, músicos, escritores, artistas de diversas linguagens e o público amante do samba em um laboratório criativo, gerando um espetáculo cênico-musical que será apresentado em encontros chamados Feitiço na Vila, nos meses de novembro e dezembro, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

O nome “Menestréis” lembra poetas medievais de origem popular, que eram trovadores e cantores ambulantes de alaúdes e pandeiros. Atualmente se usa “menestrel” em referência a quem canta, lembrando e homenageando. No Projeto, os menestréis são artistas de Londrina que estão se debruçando sobre a obra do compositor brasileiro, inspirando-se nela. A proposta é que a produção cultural possa ser educativa dos participantes do ato artístico. Foi feita para compartilhar e ampliar conhecimentos de criadores e formar um público interessado no engrandecimento da criação. A coordenação é da pesquisadora das ciências da linguagem e da cultura do samba, Juliana Barbosa, também apresentadora do programa Estação Samba, na Rádio UEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário